Pular para o conteúdo principal

Eleições 2024: Termina em 8 de maio o prazo para quem quer tirar o título de eleitor

 

Em outubro, brasileiros dos 5.568 municípios do país vão às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O prazo para tirar o primeiro título ou regularizar o cadastro eleitoral vai até 8 de maio. Quem tiver 15 anos agora, mas completará 16 até o dia 6 de outubro, já pode pedir o documento. 

 As eleições municipais de 2024, para a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, estão se aproximando. Para muitos jovens, essa será a primeira eleição. Quem tiver 15 anos agora, mas completará 16 até o dia da eleição, em 6 de outubro, já pode pedir o seu título de eleitor; lembrando que o voto é facultativo até os 17 anos. A partir dos 18, o voto passa a ser obrigatório. 

 O prazo para tirar o primeiro título ou regularizar o cadastro eleitoral, com transferência de domicílio, por exemplo, termina no dia 8 de maio. Fernando Velloso, assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, explicou como os jovens podem emitir seu título e lembrou que, apesar do DF não ter eleições este ano, quem quiser pedir o documento agora, pode. 

 Fernando Velloso: “Todo jovem a partir dos 16 anos também já pode votar. Para isso ele precisa emitir o seu título de eleitor. Da mesma forma, através do site da justiça eleitoral, do TSE ou do TRE do seu estado, que os serviços eleitorais estão disponíveis lá, inclusive para a emissão do primeiro ou procurando um cartório eleitoral mais próximo da sua residência. Para isso, unido de um documento oficial com foto e um comprovante de residência. Caso esse comprovante de residência não esteja no nome do jovem menor de idade, ele poderá levar um em nome dos pais com quem ele reside. Importante lembrar também que o Distrito Federal, este ano, não tem eleição porque falamos apenas de eleições municipais. Então os jovens do Distrito Federal podem se alistar, podem tirar o seu título de eleitor, mas não exercerão o seu voto neste ano”. 

 Quanto às pendências no cadastro eleitoral, Fernando Velloso destacou que é necessário procurar um Cartório Eleitoral mais próximo para regularização: Fernando Velloso: É importante que todas as pessoas acima dos 18 anos estejam com sua situação eleitoral regularizada junto à justiça eleitoral. Para isso, caso tenham qualquer tipo de pendência, é necessário que procurem um cartório eleitoral mais próximo da sua cidade, munidos de um documento oficial com foto e um comprovante de residência, para poder fazer a regularização de pendências que porventura existam. 

 Fonte: As informações são do site Rádio Senado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Com curativo na orelha, Trump faz 1ª aparição pública após atentado e anuncia vice

  O ex-presidente dos EUA Donald Trump fez uma entrada triunfal durante a primeira noite da Convenção Nacional Republicana nesta segunda-feira (15), sendo ovacionado pelos fiéis do partido dois dias depois que uma bala de um suposto assassino atingiu sua orelha direita durante um comício. Trump entrou no Fiserv Forum no centro de Milwaukee com um curativo grosso na orelha enquanto a multidão gritava “Lute! Lute! Lute” e levantava os punhos, uma referência à sua reação nos momentos após ter sido ferido. O ex-presidente disse “obrigado” e se acomodou em um camarote com alguns de seus filhos e o senador americano J.D. Vance, oficializado, por escolha de Trump, como candidato a vice-presidente da chapa do Partido Republicano. Trump deve aceitar formalmente a indicação do partido em um discurso no horário nobre nesta quinta-feira (18) e enfrentará o presidente democrata Joe Biden na eleição de 5 de novembro. A convenção de quatro dias começou menos de 48 horas depois que um atirador ...