Pular para o conteúdo principal

Mesmo reduzindo estimativa, IBGE mantém previsão de safra recorde de grãos

 

O IBGE projeta uma safra total de grãos este ano de 261,4 milhões de toneladas. O número foi revelado nesta quinta-feira (7), por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). O volume é 0,6% menor do que a projeção de maio, mas 3,2% acima do obtido em 2020/21 e continua representando um recorde na produção cereais, leguminosas e oleaginosas. 

 De acordo com o LSPA desta quinta, a área a ser colhida é de 72,5 milhões de hectares, 5,8% (4,0 milhões de hectares) maior que a área colhida em 2021 e 0,3% (209,3 mil ha) maior do que o previsto em maio. 

 A estimativa da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou variação anual positiva em quatro Grandes Regiões: Centro-Oeste (10,7%), Norte (5,5%), Sudeste (13,3%) e Nordeste (11,0%), com variação negativa no Sul (-14,0%). 

 Em relação ao mês anterior, houve redução nas estimativas da colheita de feijão 3ª safra (com queda de 7,8%) e 2ª safra (-4,3%), milho 2ª safra (-1,1%), soja (-0,5%) e trigo (-0,2%). Em compansação, o atual levantamento espera uma produção maior de sorgo (1,8%), cevada (1,6%), tomate (0,9%), feijão 1ª safra (0,5%), milho 1ª safra (0,3%) e aveia (0,2% ). 

 Sobre a soja, uma das principais commodities do país, o IBGE relatou que a safra foi marcada por “efeitos climáticos adversos”, com registro de forte estiagem durante o desenvolvimento da cultura nos estados do centro-sul. A produção nacional deve atingir 118,0 milhões de toneladas – retração de 12,6% na comparação com a obtida no ano anterior. 

 No milho, a lavoura deve alcançar 111,2 milhões de toneladas, declínio de 0,8% em relação ao mês anterior e crescimento de 26,7% quando comparado a 2021, ou 23,4 milhões de toneladas a mais. Na primeira safra, o avanço de 0,5% frente a 2020/2021 é causado pelo aumento na área a ser colhida (7,5%), mas a produtividade recuou 6,5% em função da falta de chuvas, principalmente no Sul. 

 Fonte: Do site Bahia.Ba



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia vence São Paulo e se aproxima do “PELOTÃO” DA SUL-AMERICANA

  Único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa Jogando na Arena Fonte Nova, o Bahia bateu a equipe do São Paulo por 1 a 0, na noite deste domingo, e reencontrou o caminho dos triunfos.   O único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Bahia saltou para 14ª posição, com 37 pontos. Agora, os comandados de Guto Ferreira visitam o Flamengo na próxima quinta-feira, às 19h, no Maracanã.   Agora, a equipe abriu seis pontos para zona de rebaixa mento e começa a sonhar com vaga na Sul-Americana, já que tem apenas um ponto a menos que o Atlético-GO, 12º colocado.  O jogo  Logo aos quatro minutos de jogo, Rigoni recebeu na área e soltou a bomba, mas a bola explodiu na zaga e sobrou para Miranda, que tentou empurrar para o gol, mas Luiz Otávio afastou o perigo. Aos 14, Juninho Capixaba recebeu no meio, arrumou para o pé direito, e bateu colocado. Volpi, bem colocado, se esticou para evitar o gol do Bahia.   Seis min

EUA concedem aprovação completa para vacina da Moderna contra Covid-19 em adultos

  A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) concedeu nesta segunda-feira a aprovação completa à vacina contra Covid-19 da Moderna Inc's para pessoas com mais de 18 anos, tornando-se a segunda vacina totalmente aprovada para o vírus.   A vacina da Moderna recebeu autorização de uso emergencial nos Estados Unidos em dezembro de 2020, e agora pode ser vendida sob o nome Spikevax. A dose da Pfizer e da BionTech que usa tecnologia similar recebeu aprovação completa dos Estados Unidos ano passado para pessoas com mais de 16 anos, após também ter recebido autorização de uso emergencial.  Quase 75 milhões de pessoas já receberam as vacinas de duas doses da Moderna nos Estados Unidos, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.   A vacina da Moderna está liberada para o uso em mais de 70 país, incluindo Canadá e União Europeia.  Em junho de 2021, a empresa pediu para que a vacina recebesse autorização para ser utilizada em pessoas entre 12 e 17 anos, ma

João Dourado: Com 86,8% de urnas apuradas, Di Cardoso vence eleição suplementar

  O candidato a prefeito de João Dourado Diamérson Costa Cardoso Dourado, o "Di Cardoso" (PL), já pode ser considerado vencedor da eleição suplementar ocorrida neste domingo (7). Com 86,79% das urnas já apuradas, o candidato já obtém 6.436 votos [56,81%] contra 4.913 votos [43,19%] de Abimael Dourado Lima Júnior, o Juninho (PSD).   Di Cardoso representava a chapa “Agora é com mais força” e reunia os partidos PL, PSB e PC do B. Di Cardoso havia vencido o pleito de novembro do ano passado, mas teve o diploma cassado, devido ao fato de ter a então candidata a vice-prefeita irregular.   Rita de Cássia Amorim Amaral, conhecida como Rita de Doutor Celso, tinha assumido a prefeitura em menos de dois meses para o pleito. Já a candidatura de Juninho (PSD) foi considerada irregular por conta da situação do seu candidato a vice à época, o ex-prefeito Antônio Rogerio Dourado Vasconcelos.  Uma perícia do Ministério Público Eleitoral teria constatado que a prefeitura, sob gestão de Vasconc