Pular para o conteúdo principal

Lula da Silva do Brasil lança sua candidatura presidencial, enfrentando Bolsonaro

 

(CNN) -- O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva lançou oficialmente sua candidatura presidencial no sábado, em um comício de campanha em São Paulo no sábado.

 Uma pesquisa inicial mostrou o político de esquerda de 76 anos que lidera o atual presidente Jair Bolsonaro, que está concorrendo a um segundo mandato. A mais recente pesquisa do Ipespe mostrou Lula, como é popularmente conhecido, com 44% de aprovação. Bolsonaro tinha 31% e um punhado de outros candidatos ranqueados chegaram a um dígito na pesquisa realizada no mês passado. 

 “O país vive um dos momentos mais graves da nossa história, o que nos obriga a construir um caminho alternativo apesar das diferenças para superar a incompetência e o autoritarismo que nos governa”, disse ele, referindo-se à presidência de Bolsonaro. 

 Lula está concorrendo com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como seu companheiro de chapa para a presidência. Alckmin participou do evento virtualmente após testar positivo para covid-19.

 "Sem Lula, não haverá mudança de poder. E sem mudança, não haverá garantias para nossa democracia. Lula é o único caminho de esperança para o Brasil. O futuro do Brasil está em jogo", disse Alckmin. 

 STF confirma suspensão das penas de Lula da Silva 

Lula foi presidente de 2003 a 2010. Ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro decorrentes de uma ampla investigação sobre a petroleira estatal Petrobras, apelidada de "Operação Lava Jato", que o impediu de concorrer contra Bolsonaro em 2018. Um juiz no Supremo Tribunal anulou as acusações no ano passado.

 O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro, com um possível segundo turno em 30 de outubro, se necessário.

 Fonte: CNN



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Secretaria Estadual de Educação convoca 213 aprovados para função de professor da Educação Básica

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convocou mais 213 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a função de professor da Educação Básica. A chamada foi publicada nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE), e visa atender demandas emergenciais em unidades escolares por meio de contratos temporários no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os convocados deverão entregar os documentos digitalizados entre 22 de janeiro e 4 de fevereiro pelo e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar. Candidatos do Núcleo Territorial de Educação Salvador (NTE 26): Devem comparecer à sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sala 117, no mesmo período, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, com documentos originais e cópias. Candidatos do interior: Precisam comparecer às sedes de seus respectivos NTEs, com a documentação em original e fotocópia, além de já tê-la enviado ao e-mail informado. Entre os document...