Pular para o conteúdo principal

Últimos dias de verão no Brasil terão sobe e desce na temperatura

 

O verão termina em pouco mais de uma semana, no dia 20 de março, e os últimos dias da estação serão de sobe e desce das temperaturas. O frio já deve começar a dar as caras em algumas cidades do Sul e algumas mudanças bruscas são previstas, mas o clima deve ficar ameno na maior parte do tempo, como na cidade de São Paulo, enquanto o outono não chega oficialmente. 

 Segundo o Climatempo, a mínima na cidade de São Paulo deve chegar a 19°C nesta segunda-feira (14), com chance de chuva, e se manter assim na terça (15) e na quarta (16), dia em que a máxima será de apenas 21°C, a menor prevista para os próximos 15 dias. O termômetro só deve voltar a atingir os 30°C quando o outono estiver batendo à porta, no dia 19. 

 Vale lembrar que a capital paulista registrou mais de duas semanas seguidas com temperaturas acima de 30ºC. 

 Na data do equinócio, contudo, a mudança será maior: a máxima de 30°C cai para 24°C, enquanto mínima fica em faixas parecidas, de 23°C para 21°C. A partir daí, a mínima pode chegar a 18°C nos dias seguintes, com a máxima de 23°C a 28°C, em período no qual a probabilidade de chuva começa a diminuir. 

 Ainda no Sudeste, o Rio de Janeiro continuará com máximas na faixa dos 30°C, chegando aos 36ºC no sábado (12). A menor máxima prevista para o fim do verão carioca será de 29º, na terça-feira (15). Já no dia 21 o número deve cair para 27°C. 

 Em Belo Horizonte, o termômetro chega a 17°C já nesta sexta-feira, mas com máxima de 30°C. As temperaturas devem ocilar nesta faixa, ou caem pouco, para 28°C na quarta (16). Enquanto isso, em Vitória, onde haverá uma alta de 34°C neste sábado (12), as máximas continuam na faixa dos 30°C até o início do outono, com a mínima em 21°C. 

 O frio já se aproximou da Região Sul nesta sexta-feira e derrubou as temperaturas, principalmente as mínimas, em razão de um ciclone formado perto da Ilhas Malvinas, no Atlântico Sul. Com algumas oscilações e momentos de mais frio, o restante do verão será majoritariamente de temperaturas amenas. A menor máxima entre capitais será em Curitiba, que não deve passar dos 20°C no sábado, com mínima de 16°C. Ao longo dos dias, contudo, a temperatura deve voltar a subir. 

 No Centro-Oeste, Cuiabá e Goiânia terão máxima de 34°C na próxima semana, um pouco a mais que Campo Grande, que deve registrar 33°C. Brasília, por sua vez, não passará dos 28°C e terá a menor máxima da região, com 27°C, e a menor mínima, de 17°C. 

 A oscilação de temperatura também vai atingir o Nordeste, mas com máximas que não vão passar da marca de 27°C. A mínima da região deve ser de 22ºC, número que deve ser atingido em Salvador apenas na próxima sexta-feira (18), mas já pode ser alcançado por Teresina, São Luís e Fortaleza neste final de semana. 

 A temperatura máxima de todo o Nordeste até o fechamento do verão deve ser de 32º.

 Já no Norte as máximas vão se manter acima de 30°C, com Boa Vista chegando a atingir 36°C no domingo (13). Macapá terá a menor máxima, com 27°C, enquanto Palmas deve registrar a menor mínima, de 21°C, na próxima sexta (18), mesmo dia em que terá uma máxima de 31°C. 

 Fonte: Bahia Notícias



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Com curativo na orelha, Trump faz 1ª aparição pública após atentado e anuncia vice

  O ex-presidente dos EUA Donald Trump fez uma entrada triunfal durante a primeira noite da Convenção Nacional Republicana nesta segunda-feira (15), sendo ovacionado pelos fiéis do partido dois dias depois que uma bala de um suposto assassino atingiu sua orelha direita durante um comício. Trump entrou no Fiserv Forum no centro de Milwaukee com um curativo grosso na orelha enquanto a multidão gritava “Lute! Lute! Lute” e levantava os punhos, uma referência à sua reação nos momentos após ter sido ferido. O ex-presidente disse “obrigado” e se acomodou em um camarote com alguns de seus filhos e o senador americano J.D. Vance, oficializado, por escolha de Trump, como candidato a vice-presidente da chapa do Partido Republicano. Trump deve aceitar formalmente a indicação do partido em um discurso no horário nobre nesta quinta-feira (18) e enfrentará o presidente democrata Joe Biden na eleição de 5 de novembro. A convenção de quatro dias começou menos de 48 horas depois que um atirador ...