Pular para o conteúdo principal

Direita e Esquerda empatam em eleições para o Senado na Colômbia

 

As primárias de domingo 13 foram realizadas simultaneamente às eleições legislativas para renovar as duas Câmaras do Congresso, atualmente controladas por partidos de direita na Colômbia. 

 Com 99% dos votos apurados, a coalização de esquerda Pacto Histórico e o centro-direitista Partido Conservador Colombiano lideram a corrida eleitoral para o Senado da Colômbia, com 16 cadeiras cada um — de 102.

 Na Câmara dos Representantes, a aliança deve obter 25 dos 165 assentos, empatando com os conservadores e ficando atrás dos liberais, com 32. 

 O partido do governo, o direitista Centro Democrático, que nas últimas eleições legislativas, de 2018, obteve o maior número de votos no Senado, ficou em quinto lugar no Senado, e em quarto na Câmara dos Representantes. 

 A direita, fragmentada em seis partidos, vai continuar majoritária no Congresso, fazendo com que o Pacto Histórico tenha de formar alianças com a Coligação Aliança Verde e o Centro Esperança (14 lugares na câmara alta), para conseguir impor-se. 

 Em 29 de maio, os eleitores colombianos retornarão às urnas para escolher o sucessor do presidente Iván Duque, que em 7 de agosto encerra seu mandato de quatro anos sem direito a reeleição. 

 Ex-guerrilheiro vai disputar a Presidência pela esquerda 

O senador e ex-guerrilheiro Gustavo Petro conseguiu garantir ontem sua indicação como candidato da esquerda à Presidência da Colômbia. 

 Como previsto, o esquerdista de 61 anos foi o grande vencedor nas primárias. Ele obteve mais de 80% dos votos da aliança de esquerda Pacto Histórico, derrotando a ambientalista Francia Marquez, que obteve 15% dos votos. 

 A votação consolidou a candidatura de Petro, ex-prefeito de Bogotá, para disputar as eleições presidenciais de 29 de maio contra os candidatos de direito e centro. O país sempre foi governado pela direita. 

 A centrista Ingrid Betancourt, que foi mantida refém pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há duas décadas, foi escolhida para representar sua coligação na disputa pela Presidência. Ela se apresenta como uma alternativa tanto à direita no poder quanto a Petro. 

 Seis candidatos deverão se enfrentar no primeiro turno em 29 de maio, que será seguido de um segundo em 19 de junho caso nenhum candidato obtenha a maioria dos votos. 

 Fonte: Revista Oeste



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Candidatura de Biden derrete e leva incerteza a eleições dos EUA

  Minutos após o fim do debate contra Donald Trump, na última quinta-feira (27/6), a candidatura de Joe Biden à reeleição começou a derreter e causar preocupação no Partido Democrata. Acuado e apresentando sinais de confusão em alguns momentos, o desempenho de Biden foi o que mais chamou a atenção na discussão que durou cerca de 1h30. Na ocasião, o atual chefe do Executivo dos EUA acabou reafirmando uma tática da campanha de Donald Trump, que tem questionado sistematicamente a capacidade cognitiva do candidato de 81 anos. Um dia antes do debate, Donald Trump chegou a sugerir que Biden estaria dopado para conseguir se manter lúcido durante o embate. Democratas preocupados Apesar de expressar apoio publicamente ao atual presidente dos Estados Unidos, as manchetes dos principais jornais norte-americanos foram tomadas por informações de uma possível discussão interna dos democratas sobre o futuro da candidatura de Biden. Alguns nomes, como o da atual vice-presidente dos EUA, Kamala ...