Pular para o conteúdo principal

Central: Projeto da rede estadual de ensino ganha primeiro lugar no II Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

 

O projeto “Jovem empreendedor: criatividade e responsabilidade”, protagonizado por professores e estudantes do Colégio Estadual José de Souza Machado, no município de Central, venceu em primeiro lugar estadual, na categoria Ensino Médio, no II Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021, em cerimônia realizada no último dia 10. A premiação, que integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), visa reconhecer e valorizar os educadores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos. 

 A professora de Inglês e Projeto de Vida, Cleonice Carneiro Lima, do Colégio Estadual José de Souza Machado, fala sobre a importância do projeto ligado ao empreendedorismo. “Nossa equipe queria aproveitar a oportunidade para ajudar os alunos a refletirem sobre suas vidas, fazendo-os acreditar que é possível mudar a realidade para melhor. Com esse trabalho, refletimos sobre os principais fundamentos do empreendedorismo e o modo como as ações empreendedoras podem transformar a vida dos alunos e da comunidade local. Com esta vitória, podemos confirmar que tudo é possível para quem tem sonhos e os coloca em ação e que não podemos desistir da educação”. 

 O projeto “Jovem empreendedor: criatividade e responsabilidade” – que contou também com os educadores Jair Antônio Teixeira; Jucimar Fernandes Cambuí, Rafael Mendes, Maria Valdilene Cipriano e Rodrigo Alves Santos – foi abraçado por estudantes como Rebeca Alves, 16, 3º ano. “A educação empreendedora despertou em nós a vontade de estudar e gerou o entendimento de que esse é o meio para alcançar um estágio profissional de qualidade. Foi de profunda importância ter participado do projeto, visto que contribuiu para abrir minha mente quanto ao empreendedorismo e foi um grande estímulo para eu continuar desenvolvendo minhas habilidades para o exercício da minha profissão”, revela. 

 A colega Ana Clara de Jesus, 17, 3º ano, comenta sobre a importância de ter participado de um projeto premiado pelo SEBRAE. “Foi uma experiência que me ensinou bastante sobre o mundo do empreendedorismo. Foi uma ótima iniciativa dos professores, porque acabou me despertando para a ideia de abrir o meu próprio negócio, no setor de confeitaria. Inclusive, vi que muitos colegas abriram suas lojas on-line”. 

 Outros premiados – Dentro da proposta de identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021 também premiou o projeto “Como economizar tinta ou toner nas escolas da rede de ensino público”, do Colégio Estadual Anísio Teixeira, Palmas de Monte Alto, na categoria Ensino Médio, com troféu de prata. À frente estiveram os professores Ueliton Oliveira, Catarina Lima e Dário dos Santos Melo. O troféu de bronze foi para o projeto “Orçamento familiar”, do Colégio Estadual de Integração (CEI), em Mucuri, orientado pelos professores Leilio Maximon Alves, Gabriel Peres, Cleidiane Santos e Silva Soares. Os vencedores estaduais recebem um bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo. 

 Fonte: As informações são de assessoria



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia vence São Paulo e se aproxima do “PELOTÃO” DA SUL-AMERICANA

  Único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa Jogando na Arena Fonte Nova, o Bahia bateu a equipe do São Paulo por 1 a 0, na noite deste domingo, e reencontrou o caminho dos triunfos.   O único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Bahia saltou para 14ª posição, com 37 pontos. Agora, os comandados de Guto Ferreira visitam o Flamengo na próxima quinta-feira, às 19h, no Maracanã.   Agora, a equipe abriu seis pontos para zona de rebaixa mento e começa a sonhar com vaga na Sul-Americana, já que tem apenas um ponto a menos que o Atlético-GO, 12º colocado.  O jogo  Logo aos quatro minutos de jogo, Rigoni recebeu na área e soltou a bomba, mas a bola explodiu na zaga e sobrou para Miranda, que tentou empurrar para o gol, mas Luiz Otávio afastou o perigo. Aos 14, Juninho Capixaba recebeu no meio, arrumou para o pé direito, e bateu colocado. Volpi, bem colocado, se esticou para evitar o gol do Bahia.   Seis min

João Dourado: Com 86,8% de urnas apuradas, Di Cardoso vence eleição suplementar

  O candidato a prefeito de João Dourado Diamérson Costa Cardoso Dourado, o "Di Cardoso" (PL), já pode ser considerado vencedor da eleição suplementar ocorrida neste domingo (7). Com 86,79% das urnas já apuradas, o candidato já obtém 6.436 votos [56,81%] contra 4.913 votos [43,19%] de Abimael Dourado Lima Júnior, o Juninho (PSD).   Di Cardoso representava a chapa “Agora é com mais força” e reunia os partidos PL, PSB e PC do B. Di Cardoso havia vencido o pleito de novembro do ano passado, mas teve o diploma cassado, devido ao fato de ter a então candidata a vice-prefeita irregular.   Rita de Cássia Amorim Amaral, conhecida como Rita de Doutor Celso, tinha assumido a prefeitura em menos de dois meses para o pleito. Já a candidatura de Juninho (PSD) foi considerada irregular por conta da situação do seu candidato a vice à época, o ex-prefeito Antônio Rogerio Dourado Vasconcelos.  Uma perícia do Ministério Público Eleitoral teria constatado que a prefeitura, sob gestão de Vasconc

RG Expresso chega a todos os postos SAC da capital e interior

  O RG Expresso, serviço que possibilita ao cidadão solicitar a reimpressão da carteira de identidade sem precisar sair de casa, já está disponível em todos os postos SAC da capital e interior. Ao optar pelo RG Expresso, basta ir ao posto SAC só uma vez, apenas para receber o documento já pronto. Sem o RG Expresso, o cidadão precisa ir duas vezes ao posto SAC.   O RG Expresso é feito online, por meio do SAC Digital. O cidadão solicita pela internet ou pelo aplicativo, e depois agenda dia e horário para buscar o documento no posto SAC escolhido, após o pagamento da taxa de R$ 39,39. Para solicitar o RG Expresso é preciso que a carteira de identidade tenha sido emitida há seis anos, no máximo.   Vale salientar que o RG Expresso mantém a data de expedição da última via solicitada, além da data do novo pedido. O prazo máximo de recebimento é de cinco dias úteis na capital e sete no interior. Em Salvador, região metropolitana (RMS) e interior, todos os 36 postos SAC estão aptos a entregar o