Pular para o conteúdo principal

Ponte sobre rio São Francisco facilita tráfego entre Barra e Xique-Xique

 

Moradores acreditam que ponte gerará mais benefícios para cidades 

 A ponte Luiz Felipe de Souza Leão, que liga os municípios de Barra e Xique-Xique, facilitou o tráfego entre as duas cidades. Além disso, o desenvolvimento e crescimento das comunidades em torno da cidade é perceptível. Ao longo da cidade, é possível ver postos de gasolinas em reforma e novos comércios. 

 Para o técnico de informação, Eliecino Francisco, que é morador de Barra, a ponte veio para a evolução das cidades ao redor.

 “No meu ponto de vista, gerou mais empregos, praticidade na locomoção entre Barra e Xique-Xique, mais segurança nas travessias e rapidez no trânsito de veículos. Os veículos extensos não precisam mais esperar tantos dias para atravessar”, afirmou.

 Já para Jardel Silva, que é agente de manutenção, também morador da cidade, o crescimento do comércio, o surgimento de novos empregos, a imigração de pessoas para a cidade e novas linhas de ônibus atendendo a região são os principais pontos positivos que a ponte trouxe para a cidade. 

“Com o aumento do fluxo de veículos o comércio vai dar uma alavancada principalmente na área alimentícia, mobiliária e agronegócio. A ponte está beneficiando os povoados e cidades próximas com a diminuição das horas que eram gastas na travessia de balsa. A população está migrando o fluxo de veículo para a BA-160”, disse o agente. 

PONTE LUIZ FELIPE DE SOUZA LEÃO 

 A construção sobre o rio São Francisco é um empreendimento da Concessionaria Estrada do Feijão SPE SA (CONCEF), com investimento de R$ 133 milhões e fonte de recursos do Banco do Nordeste do Brasil e da própria Concessionária. A obra, que está situada na BA-160, é de grande importância para a ligação entre o oeste e o centro-norte baiano, através do Vale do rio São Francisco. 

 Mais de 2,5 milhões de habitantes dos municípios de Barra, Xique-Xique, Gentio do Ouro, Irecê, Itaguaçu, Piritiba, Central, América Dourada, Morro do Chapéu, Joao Dourado, Baixa Grande, Ipirá, Feira de Santana, Barreiras, Mansidão, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, São Desidério, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama. 

 O contrato de parceria público privado entre a CONCEF e a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA) do Estado de Bahia prevê que, após as conclusões das obras, iniciasse as operações de arrecadação de tarifa de pedágio, cuja única praça existente se localiza no km 81 da rodovia BA 160. A operação teve início dia 12 de janeiro de 2022 e as tarifas praticadas são em torno de 40% mais baratas que as tarifas cobradas pela travessia realizada por Balsas. 

 Fonte: Central Notícias




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia vence São Paulo e se aproxima do “PELOTÃO” DA SUL-AMERICANA

  Único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa Jogando na Arena Fonte Nova, o Bahia bateu a equipe do São Paulo por 1 a 0, na noite deste domingo, e reencontrou o caminho dos triunfos.   O único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Bahia saltou para 14ª posição, com 37 pontos. Agora, os comandados de Guto Ferreira visitam o Flamengo na próxima quinta-feira, às 19h, no Maracanã.   Agora, a equipe abriu seis pontos para zona de rebaixa mento e começa a sonhar com vaga na Sul-Americana, já que tem apenas um ponto a menos que o Atlético-GO, 12º colocado.  O jogo  Logo aos quatro minutos de jogo, Rigoni recebeu na área e soltou a bomba, mas a bola explodiu na zaga e sobrou para Miranda, que tentou empurrar para o gol, mas Luiz Otávio afastou o perigo. Aos 14, Juninho Capixaba recebeu no meio, arrumou para o pé direito, e bateu colocado. Volpi, bem colocado, se esticou para evitar o gol do Bahia.   Seis min

João Dourado: Com 86,8% de urnas apuradas, Di Cardoso vence eleição suplementar

  O candidato a prefeito de João Dourado Diamérson Costa Cardoso Dourado, o "Di Cardoso" (PL), já pode ser considerado vencedor da eleição suplementar ocorrida neste domingo (7). Com 86,79% das urnas já apuradas, o candidato já obtém 6.436 votos [56,81%] contra 4.913 votos [43,19%] de Abimael Dourado Lima Júnior, o Juninho (PSD).   Di Cardoso representava a chapa “Agora é com mais força” e reunia os partidos PL, PSB e PC do B. Di Cardoso havia vencido o pleito de novembro do ano passado, mas teve o diploma cassado, devido ao fato de ter a então candidata a vice-prefeita irregular.   Rita de Cássia Amorim Amaral, conhecida como Rita de Doutor Celso, tinha assumido a prefeitura em menos de dois meses para o pleito. Já a candidatura de Juninho (PSD) foi considerada irregular por conta da situação do seu candidato a vice à época, o ex-prefeito Antônio Rogerio Dourado Vasconcelos.  Uma perícia do Ministério Público Eleitoral teria constatado que a prefeitura, sob gestão de Vasconc

RG Expresso chega a todos os postos SAC da capital e interior

  O RG Expresso, serviço que possibilita ao cidadão solicitar a reimpressão da carteira de identidade sem precisar sair de casa, já está disponível em todos os postos SAC da capital e interior. Ao optar pelo RG Expresso, basta ir ao posto SAC só uma vez, apenas para receber o documento já pronto. Sem o RG Expresso, o cidadão precisa ir duas vezes ao posto SAC.   O RG Expresso é feito online, por meio do SAC Digital. O cidadão solicita pela internet ou pelo aplicativo, e depois agenda dia e horário para buscar o documento no posto SAC escolhido, após o pagamento da taxa de R$ 39,39. Para solicitar o RG Expresso é preciso que a carteira de identidade tenha sido emitida há seis anos, no máximo.   Vale salientar que o RG Expresso mantém a data de expedição da última via solicitada, além da data do novo pedido. O prazo máximo de recebimento é de cinco dias úteis na capital e sete no interior. Em Salvador, região metropolitana (RMS) e interior, todos os 36 postos SAC estão aptos a entregar o