Pular para o conteúdo principal

Fachin toma posse hoje como novo presidente do TSE

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá novo comando a partir desta terça-feira, 22. O ministro Luiz Edson Fachin assumirá a presidência da Corte, em cerimônia virtual, que deve ter início às 19 horas.


 Alexandre de Moraes, colega de Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF), será o novo vice-presidente do TSE. Fachin substituirá o atual presidente do tribunal eleitoral, Luís Roberto Barroso, e exercerá a nova função por apenas seis meses. 

 Em agosto, Fachin será substituído exatamente por Moraes, que comandará o TSE durante as eleições de 2022. 

 Pela legislação, o mandato de um ministro do Supremo no TSE é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Fachin entrou no TSE em agosto de 2018 e seu período no tribunal se encerra em agosto deste ano. 

No início de fevereiro, Fachin e Moraes estiveram no Palácio do Planalto e convidaram pessoalmente o presidente Jair Bolsonaro a participar da cerimônia de posse no TSE. Até o momento, o chefe do Executivo não confirmou presença. 

 Fachin disse estar aberto a colaborar e dialogar com Bolsonaro. Contudo, afirmou que não vai “tolerar os intolerantes”. 

 Interpelado sobre as respostas de Bolsonaro à Justiça Eleitoral, Fachin garantiu que pretende adotar uma postura “colaborativa” e “de diálogo” respeitoso “dentro da normalidade da relação institucional”. O magistrado concedeu entrevista ao jornal Folha de S.Paulo na sexta-feira 18. 

 “Quem defende intervenção militar, quem defende fechar um Poder ou uma Corte como o Supremo Tribunal Federal e quem discute inexistente fraude em urna eletrônica não está discutindo urna eletrônica, está discutindo a ruína da democracia”, observou Fachin, sem citar nomes. 

 Fonte: Informações  da Revista Oeste 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Com curativo na orelha, Trump faz 1ª aparição pública após atentado e anuncia vice

  O ex-presidente dos EUA Donald Trump fez uma entrada triunfal durante a primeira noite da Convenção Nacional Republicana nesta segunda-feira (15), sendo ovacionado pelos fiéis do partido dois dias depois que uma bala de um suposto assassino atingiu sua orelha direita durante um comício. Trump entrou no Fiserv Forum no centro de Milwaukee com um curativo grosso na orelha enquanto a multidão gritava “Lute! Lute! Lute” e levantava os punhos, uma referência à sua reação nos momentos após ter sido ferido. O ex-presidente disse “obrigado” e se acomodou em um camarote com alguns de seus filhos e o senador americano J.D. Vance, oficializado, por escolha de Trump, como candidato a vice-presidente da chapa do Partido Republicano. Trump deve aceitar formalmente a indicação do partido em um discurso no horário nobre nesta quinta-feira (18) e enfrentará o presidente democrata Joe Biden na eleição de 5 de novembro. A convenção de quatro dias começou menos de 48 horas depois que um atirador ...