Pular para o conteúdo principal

Estado deverá colocar na ativa policiais militares que tiveram mandatos encerrados

 

O Estado da Bahia deverá reativar policiais militares que foram candidatos a cargos eletivos municipais, por decisão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O relator do caso é o desembargador Baltazar Miranda. 

 Nove policiais militares ingressaram com uma reclamação no TJ-BA por terem sido transferidos para a inatividade em virtude de terem sido eleitos e diplomados para cargos como vereadores e vice-prefeitos de diversas cidades baianas. Eles alegam que é necessário a reversão ao serviço ativo diante do fim do mandato - concretizado em 31 de dezembro de 2020 -, como determina a modulação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade do artigo 14 da Lei Estadual 7990/2001 - conhecido como Estatuto dos Policiais Militares da Bahia. Os autores informam que há uma determinação de que aguardem parecer da Procuradoria-Geral do Estado para o retorno à atividade. 

 A modulação dos efeitos impõe a manutenção no quadro da Polícia Militar os servidores que a ele retornaram após o mandato eletivo, os que ainda se encontram em exercício de mandato eletivo ou que não lograram eleição ao tempo da vigência e eficácia do dispositivo legal acima referido. 

 Eles foram informados que o diretor de Departamento de Pessoal da PM da Bahia, no dia 28 de dezembro de 2020, publicou uma orientação para que os servidores que solicitassem a reversão ao serviço se apresentassem no 1º dia útil do ano de 2021, e que logo depois, aguardassem o posicionamento da PGE. 

 Para o relator, a orientação do Departamento de Pessoal afronta a decisão do TJ-BA na declaração de inconstitucionalidade do artigo do Estatuto dos Policiais Militares. O desembargador declara que a orientação de aguardar análise da Procuradoria impede que os policiais “retornem de imediato às suas atividades laborais, apesar de terem sido beneficiados pela modulação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade”. 

 “Destarte, o art. 14, inciso II, § 4º, do Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia concede aos Reclamantes, quando da cessação do mandato eletivo, o direito de serem revertidos ao serviço ativo, de maneira automática, sem interrupção entre o momento da transferência para a inatividade e o posterior retorno à Corporação, e, por conseguinte, sem necessidade de aguardar parecer da Procuradoria Geral do Estado”, diz o desembargador na decisão. 

 Baltazar Miranda ainda salienta que a reversão deve ser automática, “restando evidente que a imposição administrativa no sentido de se aguardar o parecer da PGE para efetiva reversão dos Reclamantes ao serviço ativo afronta a autoridade do acórdão prolatado por este tribunal”. 

 O desembargador negou o pedido dos autores para que a reversão seja contada a partir do dia 1º de janeiro de 2021, por haver previsão na modulação de que o retorno deve ocorrer no “primeiro dia útil imediatamente subsequente ao término do mandato eletivo.” 

 Fonte: Bahia Notícia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Candidatura de Biden derrete e leva incerteza a eleições dos EUA

  Minutos após o fim do debate contra Donald Trump, na última quinta-feira (27/6), a candidatura de Joe Biden à reeleição começou a derreter e causar preocupação no Partido Democrata. Acuado e apresentando sinais de confusão em alguns momentos, o desempenho de Biden foi o que mais chamou a atenção na discussão que durou cerca de 1h30. Na ocasião, o atual chefe do Executivo dos EUA acabou reafirmando uma tática da campanha de Donald Trump, que tem questionado sistematicamente a capacidade cognitiva do candidato de 81 anos. Um dia antes do debate, Donald Trump chegou a sugerir que Biden estaria dopado para conseguir se manter lúcido durante o embate. Democratas preocupados Apesar de expressar apoio publicamente ao atual presidente dos Estados Unidos, as manchetes dos principais jornais norte-americanos foram tomadas por informações de uma possível discussão interna dos democratas sobre o futuro da candidatura de Biden. Alguns nomes, como o da atual vice-presidente dos EUA, Kamala ...