Pular para o conteúdo principal

Pedro Tavares propõe programa ambiental na Rede Estadual de Ensino

 

O deputado Pedro Tavares (DEM) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia, projeto de lei que institui o Programa de Redução, Reutilização e Reciclagem de Resíduos Sólidos na rede pública estadual de ensino. O programa deverá ser executado pelas instituições do ensino fundamental e médio e envolverá corpo discente e docente, servidores, familiares e comunidade do entorno da escola.

 De acordo com a matéria proposta, o descarte dos rejeitos produzidos nas escolas - que não puderem ser reutilizados – serão feitos em recipientes apropriados, respeitando categorias determinadas: azul, para papel e papelão; vermelho, para plástico; verde para vidro; amarelo para metal; marrom para resíduos orgânicos; e cinza, para resíduo geral não reciclável, misturado ou contaminado, não passível de separação. 

 “Em um mundo marcado pelo aumento da escassez de recursos naturais e pela poluição dos mais variados ecossistemas, sejam eles marinhos ou terrestres, é cada vez mais necessário nos atentarmos à quantidade e a destinação dos resíduos sólidos que produzimos”, alertou o parlamentar. 

Segundo Tavares, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, perdendo somente para os Estados Unidos, China e Índia. Ele expôs dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), dando conta de que o brasileiro produz 1,52 milhão de toneladas por semana, o equivalente a quase sete navios de cruzeiro. 

 “Das mais de 79 milhões de toneladas de lixo geradas em 2019, foram coletadas 72,7 milhões. Desse montante, 40% foi descartado incorretamente, ou seja, em aterros controlados ou lixões, que são prejudiciais ao meio ambiente”, exemplificou. 

 O legislador destacou o papel-chave das escolas na educação, para a gestão adequada dos resíduos sólido pelas crianças e jovens, e a consequente contribuição para a educação dos adultos. A expectativa é que, com o programa, as pessoas se conscientizem do problema e busquem mudar seu padrão de consumo, reduzindo a geração de resíduos e cooperando com os esforços do Poder Público. 

 “Sem dúvidas, esta medida irá contribuir significativamente para a educação das novas gerações, para lidar de forma mais adequada e responsável com o problema da geração de resíduos sólidos nas cidades”, argumentou. 

 Fonte: ALBA



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Com curativo na orelha, Trump faz 1ª aparição pública após atentado e anuncia vice

  O ex-presidente dos EUA Donald Trump fez uma entrada triunfal durante a primeira noite da Convenção Nacional Republicana nesta segunda-feira (15), sendo ovacionado pelos fiéis do partido dois dias depois que uma bala de um suposto assassino atingiu sua orelha direita durante um comício. Trump entrou no Fiserv Forum no centro de Milwaukee com um curativo grosso na orelha enquanto a multidão gritava “Lute! Lute! Lute” e levantava os punhos, uma referência à sua reação nos momentos após ter sido ferido. O ex-presidente disse “obrigado” e se acomodou em um camarote com alguns de seus filhos e o senador americano J.D. Vance, oficializado, por escolha de Trump, como candidato a vice-presidente da chapa do Partido Republicano. Trump deve aceitar formalmente a indicação do partido em um discurso no horário nobre nesta quinta-feira (18) e enfrentará o presidente democrata Joe Biden na eleição de 5 de novembro. A convenção de quatro dias começou menos de 48 horas depois que um atirador ...