Pular para o conteúdo principal

Impasse político leva Sergio Mattarella a ser reeleito presidente da Itália

 

Depois de quase uma semana de debates e seis turnos de votação sem alcançar um consenso, o parlamento da Itália decidiu reeleger, no sábado 29, Sergio Mattarella para a presidência do país. Aos 80 anos, o atual chefe de Estado, que não era candidato, começará um novo mandato de sete anos.

 Mattarella foi reeleito com 759 votos entre os 1.009 grandes eleitores (senadores, deputados e responsáveis regionais convocados para a votação). Ele aceitou iniciar um novo mandato diante do impasse político que se consolidou durante uma semana de debates intensos entre os parlamentares.

 Mattarella, que disse várias vezes que não queria permanecer no cargo, acabou sendo escolhido pela falta de outros candidatos de peso e como uma solução para manter a estabilidade em um momento de retomada econômica da terceira economia da zona euro após a crise sanitária ligada à pandemia.

 “A reeleição de Sergio Mattarella para a Presidência da República é uma notícia esplêndida para os italianos. Estou grato ao presidente pela sua escolha de apoiar a vontade muito forte do Parlamento de o reeleger para um segundo mandato”, comemorou, em comunicado, o primeiro-ministro do país, Mario Draghi.

 O processo, feito com votos secretos e sem candidatos oficiais, começou na segunda-feira 24. Apesar de quase todos os partidos políticos com representação no parlamento fazerem parte da coalizão do governo, a divisão reinou durante o pleito. 

 Apesar das negociações, poucos nomes se destacavam. Os representantes do bloco de direita se abstiveram em alguns turnos, enquanto os do bloco de esquerda votaram em branco várias vezes, confirmando a reputação da eleição presidencial italiana, muitas vezes comparada aos conclaves para escolher o novo papa. 

 Presidente da Itália tem papel secundário 

O chefe de Estado tem um papel secundário na vida política italiana, já que o poder é concentrado principalmente nas mãos do presidente do Conselho, o equivalente do primeiro-ministro, cargo ocupado atualmente por Mario Draghi. No entanto, o presidente tem o poder de dissolver o parlamento em caso de crise, dá a última palavra na escolha do premiê e pode recusar o mandato se considerar que as coalizões de governo são muito frágeis. 

 O próprio Draghi chegou a ser apontado como favorito para substituir Mattarella na presidência da Itália, mas logo foi boicotado pelos grandes eleitores. Todos temiam que, em caso de vitória do presidente do conselho, a complexa coalizão que ele dirige e que levou meses para ser formada desmorone, desencadeando eleições antecipadas, antes das legislativas previstas para 2023. 

 Fonte: RFI



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Secretaria Estadual de Educação convoca 213 aprovados para função de professor da Educação Básica

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convocou mais 213 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a função de professor da Educação Básica. A chamada foi publicada nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE), e visa atender demandas emergenciais em unidades escolares por meio de contratos temporários no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os convocados deverão entregar os documentos digitalizados entre 22 de janeiro e 4 de fevereiro pelo e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar. Candidatos do Núcleo Territorial de Educação Salvador (NTE 26): Devem comparecer à sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sala 117, no mesmo período, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, com documentos originais e cópias. Candidatos do interior: Precisam comparecer às sedes de seus respectivos NTEs, com a documentação em original e fotocópia, além de já tê-la enviado ao e-mail informado. Entre os document...