Pular para o conteúdo principal

Rui Costa visita projeto da Fazenda Escola Modelo em Barra

 

Ensino técnico profissionalizante que fornece mão de obra qualificada aos setores produtivos, com contrapartida social, na medida em que estes setores geram empregos e dinamizam a economia local. Nesta lógica está pautada a relação entre a Fazenda Escola Modelo, em implantação no município de Barra, e o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco. O equipamento recebeu a visita do governador Rui Costa na sexta-feira (03), a convite do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. 

 O Governador Rui Costa, que demonstrou entusiasmo com a visita, elogiou o projeto. “Belíssimo projeto. São 250 hectares onde serão plantados mamão, cacau, banana, manga, uva, enfim, serão mini fazendas experimentais para testar vários métodos, vários modelos de irrigação para formar mão de obra. Uma grande escola de formação técnica e também de extensão para cursos da área rural universitário, então, um grande projeto, um exemplo para a Bahia e para o Brasil e como o próprio Leão diz, a primeira de muitas que queremos replicar”. 

 O vice-governador João Leão falou sobre a visita e destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento do estado. “Rui, que já conhece as instalações do Polo Agroindustrial, hoje pôde conhecer de perto as instalações da Fazenda Escola Modelo. Estes são projetos de extrema importância para o desenvolvimento do nosso estado por se tratarem de iniciativas que visam criar novos polos de desenvolvimento na Bahia, desenvolvimento este que historicamente esteve concentrado na Região Metropolitana de Salvador”, explica. 

 A escola servirá como suporte de formação e capacitação profissional e de experiências para o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, um complexo agroindustrial em processo de implantação na região baiana do Médio São Francisco, sob a coordenação da Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan), no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Territorial (AG-Ter). 

 A Fazenda Escola Modelo vai desenvolver técnicas agropecuárias irrigadas, de sequeiro e agroindustriais dentro Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, no município de Barra. Para isto, conta com a gestão da Cooperativa Agropecuária da Barra (COOPAB), com a Cooperação Técnica entre SDE, SEAGRI, SEC e SDR, e com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e das universidades do Sudoeste da Bahia (Ufob) e do Vale do São Francisco (Univasf), além de empresas privadas. 

 Médio São Francisco 

 Considerado a nova fronteira agrícola do Estado da Bahia, o Médio São Francisco reúne condições edafoclimáticas ideais para o desenvolvimento de projetos agroindustriais baseados no uso da irrigação e de tecnologias de ponta. Destacam-se no potencial da região, além da disponibilidade hídrica, através dos rios Grande e são Francisco, a fertilidade das terras e sua baixa inclinação. 

 O Médio São Francisco compreende os municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Carinhanha, Feira da Mata, Ibotirama, Igaporã, Matina, Malhada, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Xique-Xique. Atualmente a região apresenta os mais baixos índices socioeconômicos e educacionais do Estado da Bahia. 

 Polo Agroindustrial 

 O Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco contará com 28 projetos nos segmentos agrícola, agropecuário, agroindustrial e sucroalcooleiro. Atualmente, 16 destes projetos se encontram em implantação e outros 12 se encontram em fase de estudos e análise. Para o projeto estão projetados R$ 9 bilhões em investimentos privados e a geração de cerca de 60 mil empregos, diretos e indiretos. 

 O empreendimento tem como premissa a integração de educação, agronegócio, cooperativismo e desenvolvimento socioeconômico, de forma sustentável. A sua integração com a Agricultura Familiar poderá beneficiar 1.096 famílias de assentamentos e 1.200 famílias de pequenos produtores de 65 comunidades de fundo de pasto denominadas de Brejos da Barra. 
 Fonte: As informações são de assessoria


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia vence São Paulo e se aproxima do “PELOTÃO” DA SUL-AMERICANA

  Único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa Jogando na Arena Fonte Nova, o Bahia bateu a equipe do São Paulo por 1 a 0, na noite deste domingo, e reencontrou o caminho dos triunfos.   O único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Bahia saltou para 14ª posição, com 37 pontos. Agora, os comandados de Guto Ferreira visitam o Flamengo na próxima quinta-feira, às 19h, no Maracanã.   Agora, a equipe abriu seis pontos para zona de rebaixa mento e começa a sonhar com vaga na Sul-Americana, já que tem apenas um ponto a menos que o Atlético-GO, 12º colocado.  O jogo  Logo aos quatro minutos de jogo, Rigoni recebeu na área e soltou a bomba, mas a bola explodiu na zaga e sobrou para Miranda, que tentou empurrar para o gol, mas Luiz Otávio afastou o perigo. Aos 14, Juninho Capixaba recebeu no meio, arrumou para o pé direito, e bateu colocado. Volpi, bem colocado, se esticou para evitar o gol do Bahia.   Seis min

João Dourado: Com 86,8% de urnas apuradas, Di Cardoso vence eleição suplementar

  O candidato a prefeito de João Dourado Diamérson Costa Cardoso Dourado, o "Di Cardoso" (PL), já pode ser considerado vencedor da eleição suplementar ocorrida neste domingo (7). Com 86,79% das urnas já apuradas, o candidato já obtém 6.436 votos [56,81%] contra 4.913 votos [43,19%] de Abimael Dourado Lima Júnior, o Juninho (PSD).   Di Cardoso representava a chapa “Agora é com mais força” e reunia os partidos PL, PSB e PC do B. Di Cardoso havia vencido o pleito de novembro do ano passado, mas teve o diploma cassado, devido ao fato de ter a então candidata a vice-prefeita irregular.   Rita de Cássia Amorim Amaral, conhecida como Rita de Doutor Celso, tinha assumido a prefeitura em menos de dois meses para o pleito. Já a candidatura de Juninho (PSD) foi considerada irregular por conta da situação do seu candidato a vice à época, o ex-prefeito Antônio Rogerio Dourado Vasconcelos.  Uma perícia do Ministério Público Eleitoral teria constatado que a prefeitura, sob gestão de Vasconc

RG Expresso chega a todos os postos SAC da capital e interior

  O RG Expresso, serviço que possibilita ao cidadão solicitar a reimpressão da carteira de identidade sem precisar sair de casa, já está disponível em todos os postos SAC da capital e interior. Ao optar pelo RG Expresso, basta ir ao posto SAC só uma vez, apenas para receber o documento já pronto. Sem o RG Expresso, o cidadão precisa ir duas vezes ao posto SAC.   O RG Expresso é feito online, por meio do SAC Digital. O cidadão solicita pela internet ou pelo aplicativo, e depois agenda dia e horário para buscar o documento no posto SAC escolhido, após o pagamento da taxa de R$ 39,39. Para solicitar o RG Expresso é preciso que a carteira de identidade tenha sido emitida há seis anos, no máximo.   Vale salientar que o RG Expresso mantém a data de expedição da última via solicitada, além da data do novo pedido. O prazo máximo de recebimento é de cinco dias úteis na capital e sete no interior. Em Salvador, região metropolitana (RMS) e interior, todos os 36 postos SAC estão aptos a entregar o