Pular para o conteúdo principal

Wagner se tornará, se eleito, o mais longevo governador da Bahia

 

Se o desejo de Jaques Wagner (PT) se concretizar nas eleições gerais de 2022, o senador pode se tornar o mais longevo governador da Bahia. O petista, que tentará ter o terceiro mandato como chefe do Palácio de Ondina no pleito do próximo ano, baterá o recorde que hoje pertence ao ex-senador Antonio Carlos Magalhães. Além de se tornar o governador com mais tempo no poder da Bahia, Wagner será, se eleito, o que ficou em maior período democrático. 

Já que ACM governou o estado por dois mandatos, de forma indireta. Ao todo, o ex-senador ficou 11 anos e 4 meses no comando da Bahia, sendo que oito foram nos anos da ditadura militar brasileira. Caso seja eleito no próximo ano, o hoje senador petista poderá ficar 12 anos como chefe estadual, somando os oito anos como governador entre 2007 e 2014. O ex-tenente do Exército, Juracy Magalhães, é o governador mais duradouro da Bahia, depois de Antonio Carlos. 

O cearense, que virou chefe da Bahia pelas mãos do ex-presidente Getúlio Vargas, comandou o estado por seis anos de forma indireta. Em 1958, foi eleito democraticamente derrotando José de Freitas, e geriu o estado por mais quatro anos. Totalizando, 10 anos no poder baiano. De maneira democrática, o hoje assessor do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil), Paulo Souto, também está na lista dos governadores baianos com mais tempo no poder. Souto administrou o estado por oito anos, entre 1995-1999 e 2002-2006. No início do século 20, o jurista José Joaquim Seabra, conhecido como J.J Seabra, também foi governador da Bahia por oito anos. Ele governou entre 1912 e 1916, e retornou ao comando entre 1920 e 1924. 

No intervalo de tempo, entre 1916 e 1920, Seabra emplacou o aliado Antonio Muniz, assim como Wagner pôs o correligionário Rui Costa (PT) no governo da Bahia. Na época de Seabra, era vedado mandato consecutivo. Em março deste ano, Wagner confirmou que é candidato a governador da Bahia. Ele disputará pela quarta vez o governo estadual, sendo que perdeu em 2002 quando tentou pela primeira vez. Foi eleito em 2006, e reeleito quatro anos depois. 

Desta vez, no entanto, aliados do petista têm reclamado das poucas visitas do senador ao interior do estado. Em conversas reservadas, eles têm dito que Wagner precisa intensificar as viagens. Também tem criticado a ausência de encontros com lideranças políticas. À Tribuna, o senador declarou que só irá intensificar a campanha “na hora certa”. A postura de Wagner fez com que o ex-prefeito ACM Neto, que também competirá pelo cargo, ironizasse o adversário. “Quando a gente olha, nem sente no próprio senador Jaques Wagner essa empolgação para ser governador. Pelo menos, a impressão que a gente sente de fora. Por que não dar a oportunidade para alguém que está com muita vontade, cheio de disposição, trabalhar para valer?”, questionou Neto. 

O senador rebateu: “Tem gente confundindo empolgação com arrogância. Minha empolgação sempre será crescente e duradoura. Quem caminha ao meu lado, sabe disso. E que vou até o fim, não desempolgo no meio do caminho e nem deixo amigos na estrada”.
Por Rodrigo Daniel Silva 
 Fonte: Tribuna


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Com curativo na orelha, Trump faz 1ª aparição pública após atentado e anuncia vice

  O ex-presidente dos EUA Donald Trump fez uma entrada triunfal durante a primeira noite da Convenção Nacional Republicana nesta segunda-feira (15), sendo ovacionado pelos fiéis do partido dois dias depois que uma bala de um suposto assassino atingiu sua orelha direita durante um comício. Trump entrou no Fiserv Forum no centro de Milwaukee com um curativo grosso na orelha enquanto a multidão gritava “Lute! Lute! Lute” e levantava os punhos, uma referência à sua reação nos momentos após ter sido ferido. O ex-presidente disse “obrigado” e se acomodou em um camarote com alguns de seus filhos e o senador americano J.D. Vance, oficializado, por escolha de Trump, como candidato a vice-presidente da chapa do Partido Republicano. Trump deve aceitar formalmente a indicação do partido em um discurso no horário nobre nesta quinta-feira (18) e enfrentará o presidente democrata Joe Biden na eleição de 5 de novembro. A convenção de quatro dias começou menos de 48 horas depois que um atirador ...