Pular para o conteúdo principal

Wagner se tornará, se eleito, o mais longevo governador da Bahia

 

Se o desejo de Jaques Wagner (PT) se concretizar nas eleições gerais de 2022, o senador pode se tornar o mais longevo governador da Bahia. O petista, que tentará ter o terceiro mandato como chefe do Palácio de Ondina no pleito do próximo ano, baterá o recorde que hoje pertence ao ex-senador Antonio Carlos Magalhães. Além de se tornar o governador com mais tempo no poder da Bahia, Wagner será, se eleito, o que ficou em maior período democrático. 

Já que ACM governou o estado por dois mandatos, de forma indireta. Ao todo, o ex-senador ficou 11 anos e 4 meses no comando da Bahia, sendo que oito foram nos anos da ditadura militar brasileira. Caso seja eleito no próximo ano, o hoje senador petista poderá ficar 12 anos como chefe estadual, somando os oito anos como governador entre 2007 e 2014. O ex-tenente do Exército, Juracy Magalhães, é o governador mais duradouro da Bahia, depois de Antonio Carlos. 

O cearense, que virou chefe da Bahia pelas mãos do ex-presidente Getúlio Vargas, comandou o estado por seis anos de forma indireta. Em 1958, foi eleito democraticamente derrotando José de Freitas, e geriu o estado por mais quatro anos. Totalizando, 10 anos no poder baiano. De maneira democrática, o hoje assessor do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil), Paulo Souto, também está na lista dos governadores baianos com mais tempo no poder. Souto administrou o estado por oito anos, entre 1995-1999 e 2002-2006. No início do século 20, o jurista José Joaquim Seabra, conhecido como J.J Seabra, também foi governador da Bahia por oito anos. Ele governou entre 1912 e 1916, e retornou ao comando entre 1920 e 1924. 

No intervalo de tempo, entre 1916 e 1920, Seabra emplacou o aliado Antonio Muniz, assim como Wagner pôs o correligionário Rui Costa (PT) no governo da Bahia. Na época de Seabra, era vedado mandato consecutivo. Em março deste ano, Wagner confirmou que é candidato a governador da Bahia. Ele disputará pela quarta vez o governo estadual, sendo que perdeu em 2002 quando tentou pela primeira vez. Foi eleito em 2006, e reeleito quatro anos depois. 

Desta vez, no entanto, aliados do petista têm reclamado das poucas visitas do senador ao interior do estado. Em conversas reservadas, eles têm dito que Wagner precisa intensificar as viagens. Também tem criticado a ausência de encontros com lideranças políticas. À Tribuna, o senador declarou que só irá intensificar a campanha “na hora certa”. A postura de Wagner fez com que o ex-prefeito ACM Neto, que também competirá pelo cargo, ironizasse o adversário. “Quando a gente olha, nem sente no próprio senador Jaques Wagner essa empolgação para ser governador. Pelo menos, a impressão que a gente sente de fora. Por que não dar a oportunidade para alguém que está com muita vontade, cheio de disposição, trabalhar para valer?”, questionou Neto. 

O senador rebateu: “Tem gente confundindo empolgação com arrogância. Minha empolgação sempre será crescente e duradoura. Quem caminha ao meu lado, sabe disso. E que vou até o fim, não desempolgo no meio do caminho e nem deixo amigos na estrada”.
Por Rodrigo Daniel Silva 
 Fonte: Tribuna


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia vence São Paulo e se aproxima do “PELOTÃO” DA SUL-AMERICANA

  Único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa Jogando na Arena Fonte Nova, o Bahia bateu a equipe do São Paulo por 1 a 0, na noite deste domingo, e reencontrou o caminho dos triunfos.   O único gol da partida foi marcado por Rossi, aos 77 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Bahia saltou para 14ª posição, com 37 pontos. Agora, os comandados de Guto Ferreira visitam o Flamengo na próxima quinta-feira, às 19h, no Maracanã.   Agora, a equipe abriu seis pontos para zona de rebaixa mento e começa a sonhar com vaga na Sul-Americana, já que tem apenas um ponto a menos que o Atlético-GO, 12º colocado.  O jogo  Logo aos quatro minutos de jogo, Rigoni recebeu na área e soltou a bomba, mas a bola explodiu na zaga e sobrou para Miranda, que tentou empurrar para o gol, mas Luiz Otávio afastou o perigo. Aos 14, Juninho Capixaba recebeu no meio, arrumou para o pé direito, e bateu colocado. Volpi, bem colocado, se esticou para evitar o gol do Bahia.   Seis min

João Dourado: Com 86,8% de urnas apuradas, Di Cardoso vence eleição suplementar

  O candidato a prefeito de João Dourado Diamérson Costa Cardoso Dourado, o "Di Cardoso" (PL), já pode ser considerado vencedor da eleição suplementar ocorrida neste domingo (7). Com 86,79% das urnas já apuradas, o candidato já obtém 6.436 votos [56,81%] contra 4.913 votos [43,19%] de Abimael Dourado Lima Júnior, o Juninho (PSD).   Di Cardoso representava a chapa “Agora é com mais força” e reunia os partidos PL, PSB e PC do B. Di Cardoso havia vencido o pleito de novembro do ano passado, mas teve o diploma cassado, devido ao fato de ter a então candidata a vice-prefeita irregular.   Rita de Cássia Amorim Amaral, conhecida como Rita de Doutor Celso, tinha assumido a prefeitura em menos de dois meses para o pleito. Já a candidatura de Juninho (PSD) foi considerada irregular por conta da situação do seu candidato a vice à época, o ex-prefeito Antônio Rogerio Dourado Vasconcelos.  Uma perícia do Ministério Público Eleitoral teria constatado que a prefeitura, sob gestão de Vasconc

RG Expresso chega a todos os postos SAC da capital e interior

  O RG Expresso, serviço que possibilita ao cidadão solicitar a reimpressão da carteira de identidade sem precisar sair de casa, já está disponível em todos os postos SAC da capital e interior. Ao optar pelo RG Expresso, basta ir ao posto SAC só uma vez, apenas para receber o documento já pronto. Sem o RG Expresso, o cidadão precisa ir duas vezes ao posto SAC.   O RG Expresso é feito online, por meio do SAC Digital. O cidadão solicita pela internet ou pelo aplicativo, e depois agenda dia e horário para buscar o documento no posto SAC escolhido, após o pagamento da taxa de R$ 39,39. Para solicitar o RG Expresso é preciso que a carteira de identidade tenha sido emitida há seis anos, no máximo.   Vale salientar que o RG Expresso mantém a data de expedição da última via solicitada, além da data do novo pedido. O prazo máximo de recebimento é de cinco dias úteis na capital e sete no interior. Em Salvador, região metropolitana (RMS) e interior, todos os 36 postos SAC estão aptos a entregar o