Pular para o conteúdo principal

Mundo: Novo surto de coronavírus emerge na Alemanha

A Alemanha vive “uma pandemia dos não vacinados”, foi dessa maneira que o ministro da Saúde, Jens Spahn, classificou a atual situação do país, que nas últimas 24 horas registrou 50 mil novos casos e vive uma nova onda do coronavírus. 

 Essa é a primeira vez que o país ultrapassa a marca de 50 mil casos em um único dia. Anteriormente, o maior registro tinha sido de 45.333 novas infecções, registradas em 7 de janeiro. 

 Apesar do alto número de internados, o número de mortes está baixo, o que está relacionado à vacinação. 

 De acordo com o ministério de saúde alemão, 69% da população recebeu, pelo menos, uma dose, e 66% estão completamente imunizados. 

 Pandemia: Alemanha impõe restrições aos não vacinados 

 Apesar da alta taxa de pessoas vacinadas, a Alemanha conta com um alto contingente de sujeitos não imunizados: 11% da população, índice que é apenas inferior ao da Rússia e dos Estados Unidos, duas nações que também enfrentam a chamada pandemia dos não vacinados. 

 Por causa disso, o vírus não para de circular e, dessa maneira, acaba por provocar novas ondas de contágio. 

 Neste momento, o governo de Angela Merkel estuda reverter algumas medidas de relaxamento e proibir que as pessoas não vacinadas frequentem locais públicos, mesmo que apresentem testes com resultado negativo. 

 Os não vacinados não poderão frequentar restaurantes sem espaços a céu aberto, bares, ginásios e cabeleireiros. 

 Em declaração realizada nesta quarta-feira (11), Angela Merkel afirmou que a situação no país é “dramática” e que a “pandemia volta a alastrar-se de forma espetacular”. 

 Não vacinados representam 99% dos mortos por covid nos EUA .

A “pandemia dos não vacinados”, também é dessa maneira que o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA classifica a atual etapa de combate ao vírus, visto que 99% das mortes pela Covid-19, neste momento, são de pessoas não vacinadas. Além de serem maioria na causa de mortes, as pessoas que não se vacinaram são também maioria dos internados: 94%.

 De acordo com reportagem do New York Times, alguns desses pacientes se recusam até a acreditar que estão com Covid-19, mesmo com os resultados dos exames e a confirmação dos médicos.

 Além disso, o levantamento do NYT também revela que alguns desses pacientes se arrependem de não terem tomado a vacina e, depois que se curam, compartilham as suas experiências nas redes e em programas de TV. 

 “Eles choram. E dizem que não sabiam. Eles achavam que era um hoax. Eles achavam que era político. Achavam que era ‘apenas uma gripe’. Eles gostariam de poder voltar atrás. Mas não podem. Então me agradecem e vão se vacinar. E eu volto ao consultório, faço a notificação da morte e faço uma oração para que essa perda salve mais vidas”, relata a médica Brytney Cobia ao NYT. 
 Fonte: Com informações do g1 e Gazeta do Povo 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Candidatura de Biden derrete e leva incerteza a eleições dos EUA

  Minutos após o fim do debate contra Donald Trump, na última quinta-feira (27/6), a candidatura de Joe Biden à reeleição começou a derreter e causar preocupação no Partido Democrata. Acuado e apresentando sinais de confusão em alguns momentos, o desempenho de Biden foi o que mais chamou a atenção na discussão que durou cerca de 1h30. Na ocasião, o atual chefe do Executivo dos EUA acabou reafirmando uma tática da campanha de Donald Trump, que tem questionado sistematicamente a capacidade cognitiva do candidato de 81 anos. Um dia antes do debate, Donald Trump chegou a sugerir que Biden estaria dopado para conseguir se manter lúcido durante o embate. Democratas preocupados Apesar de expressar apoio publicamente ao atual presidente dos Estados Unidos, as manchetes dos principais jornais norte-americanos foram tomadas por informações de uma possível discussão interna dos democratas sobre o futuro da candidatura de Biden. Alguns nomes, como o da atual vice-presidente dos EUA, Kamala ...