Pular para o conteúdo principal

Dia da Baiana de Acarajé é marcado por missa e cortejo em Salvador

 

Responsáveis pelo principal prato símbolo da Bahia, as baianas de acarajé comemoraram ontem (25), o Dia Nacional da Baiana de Acarajé com programação especial cujo tema “Todo Axé da Bahia nesse Dia”. Atividades como missa, cortejo com baianas, exposições e apresentações culturais fizeram parte das celebrações que foram promovidas pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), com apoio da Prefeitura. 

 Os festejos começaram com uma concentração nas ruas do Centro Histórico, seguida de missa às 15h na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Representantes da Abam se reuniram na Praça da Cruz Caída, em uma exposição em homenagem às baianas, onde contou também com apresentações culturais. 

 “Estou à frente da associação há 20 anos e nosso maior objetivo é de fortalecer ainda mais essa história. Assim como em todos os anos, estamos realizando atividades para ressaltar os nossos ancestrais, os que deram início a esse legado cultural”, afirma Rita Ventura, presidente da Abam, sobre a importância do evento ser realizado em celebração à data. 

 Segundo a Associação, atualmente Salvador possui cerca de 3,5 mil baianas de acarajés. O ofício de baiana de acarajé é regulamentado pela Lei Municipal 26.804, de 1º de dezembro de 2015. Baianas e baianos de acarajé e do mingau precisam de uma licença para atuar, emitida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em caráter pessoal e intransferível. 

 A atividade de produção e comércio é predominantemente feminina, e encontra-se nos espaços públicos da capital baiana, principalmente em praças, ruas, feiras da cidade e orla marítima, como também nas festas de largo e outras celebrações que marcam a cultura de Salvador. A indumentária das baianas, característica dos ritos do candomblé, constitui também um forte elemento de identificação desse ofício, sendo composta por turbantes, panos e colares de conta que simbolizam a intenção religiosa das baianas. 

 No ano de 2004, as baianas de acarajé se tornaram Patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan) e em 2012, foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia e Patrimônio Cultural de Salvador. 

 Memorial — Inaugurado no ano de 2009, o Memorial das Baianas, localizado na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, é um equipamento dedicado à história e à tradição do ofício das baianas de acarajé. Neste momento, o imóvel passa por obras de revitalização promovidas pela Prefeitura, para melhorar e valorizar toda a estrutura degradada com o tempo. 

 Além de melhorias no espaço, a iniciativa, que conta com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), prevê o resgate para a exposição permanente da história das baianas, realização de eventos e divulgação da gastronomia regional e dos quitutes. A revitalização do memorial vai incluir novas instalações elétricas e hidráulicas, substituição de toldo, execução de paisagismo, iluminação cênica, serviços de drenagem pluvial e instalações de combate a incêndio. 

 "A revitalização do Memorial das Baianas vai contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo na nossa cidade, enaltecendo e divulgando esse ícone da cultura nacional. As obras devem ser finalizadas em janeiro e a nova estrutura vai trazer mais conforto a todos", disse o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza. 

 Mais homenagens 
 Para celebrar o Dia Nacional da Baiana de Acarajé uma equipe de promotores da cerveja Bohemia fez uma ronda nos bares do Rio Vermelho, nesta quinta (25). Quem foi flagrado consumindo Bohemia, recebeu na hora um Vale-Acarajé, que poderá ser trocado nos tabuleiros de Dinha, Cira e Regina. Além dessa ação, a marca identificou seis baianas menos conhecidas, através de social listening, e negociou com elas exclusividade de Bohemia durante o dia 25. Todo consumidor que comprar acarajé nessas baianas, vai ganhar uma Bohemia. 

 A iniciativa visa homenagear a importância histórica e cultural da figura da baiana de acarajé, um dos ícones mais populares do Brasil, registrado como Patrimônio Nacional pelo Iphan, conforme conta Lucas Lobão, coordenador regional de marketing da Ambev. 

 “A herança que guarda a tradição do acarajé é passada por gerações. Uma verdadeira tradição em movimento. Além de dar água na boca, o ofício valoriza a força feminina, dignidade e muito orgulho. E a Bohemia, guardiã das tradições, tem orgulho de poder homenageá-las como essa ação que é uma combinação perfeita: cerveja e acarajé”, conta Lobão. 
Por Larissa Nunes 
Fonte: Tribuna


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Secretaria Estadual de Educação convoca 213 aprovados para função de professor da Educação Básica

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convocou mais 213 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a função de professor da Educação Básica. A chamada foi publicada nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE), e visa atender demandas emergenciais em unidades escolares por meio de contratos temporários no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os convocados deverão entregar os documentos digitalizados entre 22 de janeiro e 4 de fevereiro pelo e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar. Candidatos do Núcleo Territorial de Educação Salvador (NTE 26): Devem comparecer à sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sala 117, no mesmo período, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, com documentos originais e cópias. Candidatos do interior: Precisam comparecer às sedes de seus respectivos NTEs, com a documentação em original e fotocópia, além de já tê-la enviado ao e-mail informado. Entre os document...