Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro intensifica negociações com PL para disputar reeleição em 2022

 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) intensificou as negociações com o PL, considerado um dos pilares do centrão, para disputar as eleições presidenciais do ano que vem pelo partido. 

 Sem partido desde que deixou o PSL em novembro de 2019, Bolsonaro já tratou sobre seu possível ingresso na legenda com o presidente da agremiação, o ex-deputado Valdemar Costa Neto - condenado no escândalo do mensalão, e posteriormente beneficiado por um indulto do Supremo Tribunal Federal (STF). 

 De acordo com informações do jornal O Globo, parte da cúpula do PL discutiu o assunto durante um jantar realizado na última quarta-feira (20), no apartamento do senador Wellington Fagundes (PL-MT), com a deputada Bia Kicis (DF), nome de confiança do Palácio do Planalto. 

 Na ocasião, segundo a publicação, também estavam presentes Valdemar Costa Neto, a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, os senadores Jorginho Mello e Carlos Portinho, além do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos. 

 Fagundes afirma que uma das exigências de Bolsonaro para se filiar ao PL é a possibilidade de levar consigo grande parte de seus aliados. " Tudo caminha para um bom entendimento com o presidente. Há uma sinalização muito forte do partido de abrigar Bolsonaro e todo o seu grupo", confirmou o senador.

 Já o senador Flávio Bolsonaro (Patriota) deixa claro que seu pai continua dialogando com o PP, comandada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Na avaliação de Flávio, a chance do presidente ir para o PL é tão animadora quanto a dele ir para o PP. 

 "No PL, há um pouco mais de liberdade na construção dos palanques estaduais", pondera, lembrando, contudo, que a boa relação com Nogueira será levada em consideração. 

 O jornal apurou ainda que outra condição imposta pelo presidente é a preferência para escolher os candidatos ao Senado e ao governo em estados-chave, como Rio de Janeiro e São Paulo. 

 Na avaliação de interlocutores do chefe do Executivo, o PL tem uma vantagem sobre o PP: o poder é centralizado por Valdemar da Costa Neto, enquanto a sigla de Ciro Nogueira tem nomes fortes ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente em estados do Nordeste. 

 Alguns correligionários próximos de Valdemar, contudo, dizem reservadamente que não descartam a migração do partido para o palanque de Lula, principalmente se o candidato petista continuar liderando as pesquisas de opinião no ano que vem. 

 A eventual filiação de Bolsonaro seria, portanto, uma forma de praticamente garantir o apoio da legenda à sua reeleição. 

 Outros políticos ligados a Valdemar avaliam que ele vê na possível chegada de Bolsonaro a oportunidade de fazer seu partido ganhar musculatura no Congresso independentemente do resultado da disputa pela Presidência da República. 

 Assim, se a sigla eleger 45 deputados, o próximo chefe do Executivo - seja ele quem for - terá de negociar com o PL para governar.

Fonte: News



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicado para vice de Neto, Adolfo Viana crava que é pré-candidato a deputado federal

  Após ter o nome indicado pelo PSDB para ocupar a vice na chapa encabeçada por ACM Neto (UB) o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) cravou nesta segunda-feira (11) que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente da legenda na Bahia, o parlamentar agradeceu a indicação da legenda para compor a majoritária, mas disse que continuará o trabalho visando à reeleição.   “Fiquei lisonjeado com a indicação do meu nome e com todas as manifestações de apoio que recebi, mas continuo como pré-candidato a deputado federal”, afirmou. Na oportunidade, Adolfo Viana ainda reafirmou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). “Vou seguir com a mesma intensidade de trabalho. Quero ajudar o grupo a formar a melhor chapa e vencer as eleições”, pontuou.   A movimentação dos tucanos com a indicação de Adolfo veio após a não desincompatibilização de João Gualberto da prefeitura de Mat...

PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

  A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.   Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).  Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema. “A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.   Entenda A p...

Secretaria Estadual de Educação convoca 213 aprovados para função de professor da Educação Básica

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convocou mais 213 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a função de professor da Educação Básica. A chamada foi publicada nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE), e visa atender demandas emergenciais em unidades escolares por meio de contratos temporários no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os convocados deverão entregar os documentos digitalizados entre 22 de janeiro e 4 de fevereiro pelo e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar. Candidatos do Núcleo Territorial de Educação Salvador (NTE 26): Devem comparecer à sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sala 117, no mesmo período, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, com documentos originais e cópias. Candidatos do interior: Precisam comparecer às sedes de seus respectivos NTEs, com a documentação em original e fotocópia, além de já tê-la enviado ao e-mail informado. Entre os document...