Sábado, 28 de Novembro de 2020
19 98191-2534
Cidades Economia

Injeção de recursos nas ferrovias

Ministério da Infraestrutura apresenta cenário de investimentos até 2050

22/10/2020 17h44
Por: Da Redação Fonte: Da Redação
A vez das Ferrovias (Beth Santos / Secretaria Geral da PR)
A vez das Ferrovias (Beth Santos / Secretaria Geral da PR)

Para garantir segurança jurídica e atrair investimentos o Ministério da Infraestrutura apresentou os planos de ampliação e renovação da malha ferroviária brasileira no cenário de mais de 30 anos.

O plano apresenta as estratégias de financiamento e impulsionamento da economia por meio de melhorias logísticas adequado ao transporte de cargas de grande volume, como minério e produtos agrícolas, o transporte ferroviário.

O projeto é adaptável a todas as regiões do Brasil. Ambientalmente equilibrados, os trens de carga são tidos como o melhor custo-benefício energético para países de grandes dimensões.

Especialistas confirmam que esse tipo de transporte é perfeito para vencer grandes distâncias  – característica marcante do nosso país. Pelo tipo de carga, pelo tipo de distância, podemos considerar as ferrovias o futuro da logística no nosso país”.

Em linhas gerais, o projeto contempla as modalidades de transporte conforme suas características geográficas, dimensões, distâncias e os tipos de carga que são transportados.

Considerando que o Brasil possui uma produção muito significativa de commodities – minerais ou de agricultura – transportadas a grandes distâncias, longe dos grandes portos, as ferrovias é a solução ideal.

O desafio é adaptar para as formas mais competitivas, como o modal ferroviário.

Segundo números do Ministério da Infraestrutura, o Brasil conta com apenas 15% de participação do transporte ferroviário no tráfego de grandes volumes de mercadoria e insumos no país. As rodovias têm cerca de 65% de participação.

Nos próximos posts vamos aprofundar os reflexos deste amplo plano logístico em nossa região e o que isso pode interferir na realidade das cidades da RMC.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mogi-Mirim - SP
Atualizado às 05h19 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 34°

20° Sensação
17.3 km/h Vento
70.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas